A presidente Dilma Rousseff, o governador Sergio Cabral, o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, inauguraram, nesta quinta-feira (7/7), o teleférico do Complexo do Alemão. Construído pela Secretaria estadual de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas (Emop), é o primeiro sistema de transporte de massa por cabos do Brasil.
O teleférico está integrado ao sistema de transporte ferroviário e tem seis estações - Bonsucesso, Adeus, Baiana, Alemão, Itararé/Alvorada e Palmeiras.
O teleférico tem 152 gôndolas, com capacidade para transportar 10 passageiros cada uma, sendo oito sentados e dois em pé, e 3,5 quilômetros de extensão. Por hora, poderão ser transportados 3 mil passageiros. A viagem da primeira estação (Bonsucesso) à última (Palmeiras) tem duração de 16 minutos.
“Sem dúvida nenhuma o Teleférico do Complexo do Alemão já nasce com a marca da integração, da determinação e da superação de desafios. Ele traz dignidade, acessibilidade e cidadania. Quero parabenizar todas equipes que, com muito empenho e dedicação profissional, concretizaram esse sonho para a população. Hoje, as comunidades do Alemão, que já foram contempladas por tantas intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recebem mais essa obra fantástica. Esse meio de transporte vai ser cada vez mais difundido e será uma referência no Brasil”, disse o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário